Give yourself no excuses.
Beet Your Personal Best!

COMO ELE PODE ME AJUDAR?

O nitrato é o composto ativo e abundante em vegetais de folhas verdes como a beterraba, responsável pelos efeitos fisiológicos, cardioprotetores e metabólicos benéficos em humanos.

O óxido nítrico é importante para vários processos que influenciam o desempenho do exercício, incluindo vasodilatação (alargamento dos vasos sanguíneos) e contratilidade muscular (aumento da força de contração).

Em 1998, três cientistas – R F Furchgott, L J Ignarro e F Murad – receberam o Prêmio Nobel pela descoberta da importância do óxido nítrico.

EM APENAS 1 - 3 Horas

Eficiência energética e resistência à fadiga

A eficiência energética é a capacidade de usar menos energia para cobrir uma determinada carga de trabalho, e a resistência à fadiga é a capacidade de se exercitar por mais tempo antes de sucumbir à exaustão – ambos são extremamente importantes em esportes de resistência, como corrida.
A ingestão de nitrato demonstrou reduzir o consumo de oxigênio no exercício em 5% e, posteriormente, aumentou o tempo até a exaustão em até 25%. Um efeito chave do nitrato é que reduz a demanda de oxigênio no exercício, o que significa que os músculos precisam de menos oxigênio para manter uma determinada carga de trabalho, melhorando assim a eficiência do exercício e a resistência à fadiga. Outros mecanismos de ação incluem a entrega de oxigênio melhorada através dos efeitos vasodilatadores do óxido nítrico.

Desempenho de sprint

Atletas de esportes coletivos são obrigados a manter o desempenho durante sucessivos intervalos de alta intensidade por longos períodos de tempo, ao mesmo tempo em que tomam decisões rápidas e precisas. O consumo de nitrato durante 5-7 dias demonstrou aumentar o desempenho em 3-5% e retardar o declínio da função cognitiva associada à fadiga (por exemplo, tempo de reação e tomada de decisão) em 3,5%. Um potencial mecanismo de ação é um aumento no fluxo sanguíneo para as fibras musculares de contração rápida (tipo II), que são amplamente recrutadas durante o exercício de sprint, e um aumento no fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode explicar os efeitos benéficos do consumo de nitrato no desempenho de sprint e função cognitiva durante o exercício.

Desempenho de força e potência

Muitos esportes exigem um nível consistente de força e explosões para se obter sucesso, como nas fugas e sprints no ciclismo, infiltrações no rugby e futebol e repetições explosivas no levantamento de peso olímpico e também no crossfit.

A ingestão de nitrato via suco concentrado de beterraba demonstrou aumentar a velocidade e a potência máxima do extensor do joelho em 11% e 6%, respectivamente, aumentar a velocidade muscular (+6,5%), a potência (+19,5%) e o total de repetições completadas (+9,4% ), durante os exercícios de supino e aumentar a produção de potência muscular concêntrica e excêntrica em 15-25% durante os exercícios de agachamento máximo. Os mecanismos subjacentes potenciais incluem aumentos induzidos pelo óxido nítrico na eficiência neuromuscular, aumento da eficiência contrátil, redução do custo metabólico no exercício e efeitos específicos do tipo de fibra no consumo de nitrato.

COMPRE AGORA MESMO